Fidelização tem sido a palavra-chave de empresas que estão buscando construir um bom relacionamento com o cliente. Qualquer negócio que deseja marcar presença no mercado precisa pensar em estratégias que vão além do que atrair novos clientes, como investir em métodos que sejam capazes de reter os clientes já conquistados pela empresa e gerar promotores para sua marca.

Uma das grandes apostas do mercado tem sido os programas de fidelidade, uma plataforma onde o usuário encontra a sua disposição produtos e serviços com benefícios diferenciados do que ele encontraria no mercado.

Essa estratégia se tornou popular com as companhias aéreas e seus famosos programas de milhagens. Mas, de lá para cá, muitos outros modelos foram surgindo no mercado como clubes de vantagens, compras coletivas, cashback… É claro que, com todas essas opções, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre qual a melhor estratégia para o seu negócio, não conseguindo identificar as diferenças entre cada canal de benefícios.

O primeiro ponto é entender que, apesar de serem modelos com bastante semelhanças, um clube de vantagens, um programa de pontos, um site de compras coletivas e plataformas de cashback têm divergências que fazem uma grande diferença na captação e fidelização do seu público.

Enquanto no clube de vantagens o seu cliente encontra benefícios em produtos e serviço para serem utilizados quando e onde ele quiser, na compra coletiva ele precisa de um número mínimo de compradores para que o benefício realmente aconteça, no programa de pontos ele precisa acumular uma determinada pontuação antes de conseguir resgatar o benefício desejado, já no cashback ele precisa pagar o valor cheio para depois receber o seu desconto de volta.

Para que as diferenças fiquem ainda mais claras, aqui estão algumas informações importantes:

Programas de Pontos

Se você possui um cartão de crédito, provavelmente já participou ou foi convidado a participar de um programa de pontos. Basicamente, essa estratégia permite que o usuário ganhe eletrodomésticos, passagens aéreas e descontos em hotéis, entre outros produtos e serviços através do acúmulo de uma pontuação.

A pontuação é conquistada de acordo com os valores gastos pelo consumidor em qualquer tipo de compra. Por exemplo, se você usa o seu cartão de crédito do Nubank para pagar contas, fazer compras etc, você pode converter parte dos gastos em pontuações no Nubank Rewards e trocar por descontos e produtos.

Antes de optar por um programa de pontos, é importante ficar atendo aos prazos definidos para a utilização da pontuação acumulada.  Por mais que seja uma característica importante, nem todos os usuários ficam cientes de que existe um vencimento – e deixam seus pontos expirarem com facilidade. Segundo uma pesquisa do Banco Central de 2014, somente naquele ano mais de 53 bilhões de pontos acumulados nesses programas expiraram.

É fundamental entender que ponto é nada mais dinheiro, com suas próprias regras. Um percentual de seus gastos nas empresas parceiras é retido pelo gestor do programa. Mas uma parte deste comissionamento é devolvida em forma de pontos, milhas, smiles, multiplus, dotz, livelo… e com essas “moedas” você pode adquirir outros produtos por um valor definido pela empresa gestora.

Programas de compra coletiva

Sites de compras coletivas nada mais são do que um modelo de e-commerce. O objetivo principal é a promoção de grandes descontos nos mais variados estabelecimentos comerciais de diversas cidades.

Para que o programa funcione, um número mínimo de clientes a ser atingido é estabelecido. Se este número for atingido no prazo estipulado pelo site, a oferta é então ativada e os interessados recebem um cupom virtual, normalmente enviado por e-mail, o qual permite que o cliente comprove a compra e ganhe o desconto na loja.

Normalmente os sites de compras coletivas trazem as informações mais relevantes para os usuários bem à vista, tais como: tempo que falta para a oferta expirar, quantos já foram vendidos, a porcentagem de desconto oferecido e o prazo de validade das ofertas.

Os sites que oferecem este tipo de serviço ficam com uma porcentagem do valor arrecada com as ofertas. A taxa que o estabelecimento deve pagar varia de acordo com o serviço escolhido, e pode chegar até 50%.

Normalmente, ofertas de compras coletivas contam com diversas restrições de uso. O cliente realmente paga mais barato, mas nem sempre é válido para todos os produtos e pode haver limitação de horários e datas para uso.

Cashback

O Cashback é uma prática que vem se tornando bastante popular entre os e-commerces e funciona de forma bastante similar aos programas de pontos que conhecemos sendo que, neste caso, o cliente recebe o seu dinheiro de volta ao invés de acumular pontos.

A palavra cashback significa “dinheiro de volta” e é basicamente isto que acontece nesta modalidade. O cliente pode receber uma determinada parcela do valor da compra de volta — que varia de acordo com a empresa ou com o aplicativo no qual o consumidor tem cadastro, na forma de bônus ou de dinheiro depositado na sua conta corrente.

Para que o usuário receba o dinheiro de volta, basta fazer o seu cadastro em uma plataforma de cashback e conferir as ofertas disponíveis. Estando logado, ele é direcionado para o e-commerce escolhido, podendo realizar a compra desejada normalmente. A empresa gestora é comissionada pela venda e retorna uma parte desta comissão para o comprador.

Clubes de Vantagens

O clube de vantagens é uma maneira de oferecer benefícios exclusivos para clientes e colaboradores do seu negócio em uma plataforma diferenciada. Através deste programa, você oferece produtos e serviços com valores diferenciados do mercado para que seus usuários possam usufruir a qualquer momento, além de promoções, sorteios e a possibilidade de comprar produtos exclusivos.

Embora o benefício principal seja a oferta de preços e serviços especiais, essa modalidade não é igual aos grupos de compra coletiva ou programas de pontos. Isso porque diferentemente dos últimos, os participantes usufruem automaticamente das ofertas, não sendo exigido um número mínimo de adesões ou pontuações. Além disso, os clubes de vantagens não cobram nenhum tipo de comissão dos parceiros, garantindo que o desconto oferecido ao cliente seja o melhor possível.

Embora as três modalidades de benefício sejam relevantes e muito utilizadas no mercado, ter um clube de vantagens pode beneficiar o seu negócio com a fidelização e retenção dos seus clientes, além de ser uma excelente carta de apresentação para quem está buscando um diferencial que prenda a atenção dos seus futuros clientes.

Conheça o Rede Parcerias

O Rede Parcerias é uma plataforma 100% online e com baixo investimento que permite que os seus beneficiários acessem os benefícios de onde estiverem e na hora que quiserem.

Totalmente personalizável, a plataforma oferece uma gestão completa do seu clube de benefícios como: criação de campanhas publicitárias, planejamento de ações e suporte técnico. Prospecção de parcerias, suporte ao usuário, app, ferramentas de comunicação. Se você está buscando novas formas de gerar valor e credibilidade junto aos seus clientes, então o Rede Parcerias é a solução. Fale com a gente para conhecer mais sobre o programa!