Se você está buscando entender porque suas ações de marketing não tem dado o resultado que você esperava ou se você tem um negócio novo no mercado e ainda não sabe por onde começar, aqui está uma informação valiosa: conheça o seu público.

O seu público é uma parcela do mercado consumidor com quem a sua empresa conversa diretamente. Normalmente, esse grupo de pessoas tem a mesma faixa etária, possui hábitos parecidos, tem os mesmos objetivos e se interessa por temas semelhantes. Ou seja, é o grupo de pessoas que tem todas as características que a sua empresa busca em um consumidor, podendo ser esse grupo diversificado ou não.

conhecer-publico-clube-vantagens

Primeiro é preciso entender que o seu público-alvo está relacionamento com o produto ou serviço que você oferece. São consumidores que tem interesse no que você propõe e que estarão dispostas a comprar ou usufruir do seu serviço. Você pode encontrar essas pessoas na região onde a sua empresa se localiza ou, em todo o país, caso sua abrangência seja nacional.

O importante é entender quem são estas pessoas e como você consegue se comunicar com elas diretamente. Definir quem é o seu público requer uma gama de informações que vão impactar suas ações de marketing no final, por isso é preciso conhecer todos os seus hábitos de consumo, suas preferências, poder aquisitivo, onde elas estão e quais informações são realmente relevantes para elas e assim traçar um perfil detalhado de quem é a pessoa que consome o seu serviço/produto.

Mas como isso pode impactar o seu negócio, afinal?

Um público bem definido é a base necessária para que as suas estratégias de comunicação sejam efetivas e permitam que o relacionamento com o seu cliente possa evoluir para uma possível fidelização.

Isso permite que você olhe para os consumidores do seu serviço/produto com outros olhos, entendendo suas reais necessidades e identificando os pontos onde o seu negócio poderia melhorar e explorando os seus diferenciais para se estabelecer no seu mercado de atuação.

Para te ajudar a conhecer melhor o seu público, aqui estão algumas perguntas que você pode utilizar para entender melhor o perfil do consumidor que utiliza o seu serviço/produto:

  • Quem é o seu cliente ideal? (gênero, idade, virtudes, desejos, etc.)
  • Qual profissão, renda média mensal, escolaridade?
  • Qual assunto despertaria a atenção dele?
  • Quais são os desafios e obstáculos dele e como ele os encara?
  • Em quem confia e quem influencia nas suas decisões?
  • Quais produtos ou serviços ele costuma consumir ou adquirir?
  • Por qual meio gostaria de ser contatado? Como gostaria de receber as promoções?
  • Por qual meio você costuma comprar um produto ou adquirir um serviço?

Uma vez que você tenha as respostas dessas perguntas em mãos, basta juntas as informações e identificar quem está disposto a ser o seu consumidor. Desta forma, você consegue visualizar melhor o universo do seu público, ficando mais seguro na hora de desenvolver suas estratégias.

O Rede Parcerias é uma plataforma que prioriza o relacionamento entre a empresa e o seu público, por isso o nosso foco está em oferecer benefícios reais, não recebendo nenhum tipo de comissão dos nossos parceiros e investindo em um suporte ao usuário eficiente, que facilite ainda mais a comunicação da sua empresa com os seus clientes.