O mercado de provedores é um dos que mais cresce no ramo de telecomunicações. Pensando nisso, convidamos o nosso parceiro Melhor Plano para dar algumas dicas sobre como provedores podem melhorar o seu relacionamento com o cliente. Confira o texto completo abaixo:

Em qualquer empresa, o relacionamento com o cliente é fundamental para manter uma imagem positiva da sua marca e aumentar as vendas. No caso de  provedores de internet, não é diferente.

Depois da venda, é necessário fidelizar o cliente e melhorar o relacionamento com aqueles que você já tem, para que eles compartilhem a sua marca e continuem contratando o seu serviço. 

Além disso, com empresas tão competitivas no mercado de banda larga, oferecer um relacionamento de qualidade acaba se tornando um diferencial em contraposição ao número elevado de reclamações que as operadoras nacionais recebem diariamente.

Pensando nisso, nosso parceiro Melhor Plano um conteúdo com as principais dicas para provedores de internet melhorarem o relacionamento com seus clientes e terem mais resultados em seu negócio. Confira abaixo!

1. Esteja onde o seu cliente está

Para melhorar o relacionamento com seu cliente o primeiro passo é saber o que o ele busca quando o assunto é internet e, para isso, é importante ter em mente a prioridade dele hoje em dia. 

De acordo com dados do IBGE, os brasileiros passam mais de nove horas por dia ligados à internet, em média. Além disso, aproximadamente 94% dos brasileiros com acesso à internet trocam mensagens de texto, voz ou imagens por meio de aplicativos como o Facebook e o WhatsApp.

Também é válido ressaltar que muitas operadoras, atualmente, têm oferecido planos de celular com internet ilimitada para aplicativos, como o WhatsApp. Isso influencia para que as pessoas usem mais esse canal de comunicação e estejam mais dispostas a ler mensagens que são trocadas por lá.

Como uma boa empresa, você deve acompanhar essa tendência dos consumidores e utilizar os canais que eles têm preferência. Por isso, invista em canais de contato pela internet para criar um bom relacionamento com o cliente e fique de olho nos aplicativos que são tendência entre eles.

2. Ofereça benefícios dentro do seu pacote de serviços

O formato mais utilizado pelos provedores de internet para melhorar o relacionamento com o cliente é através de bonificações, principalmente com oferta de descontos ou bônus de internet.

Esses benefícios podem ser utilizados para incentivar os clientes a escolherem uma forma de pagamento ou a prolongarem seus contratos com a empresa.

Por exemplo, ao optar pelo pagamento via boleto ou cartão de crédito, o cliente pode ter 500 MB a mais de internet por mês ou 5% de desconto. Isso gera uma sensação de economia e de que está sendo vantajoso contratar seus serviços e continuar sendo um cliente.

Além disso, oferecer outros tipos de benefícios, como acontecem em clube de vantagens, como descontos em restaurantes, também podem contribuir para que os atuais e possíveis clientes se sintam mais satisfeitos.

3. Não esqueça dos clientes já fidelizados

Um ponto importantíssimo quando se fala nesse assunto é não esquecer do cliente que já está fidelizado ao seu serviço. É normal os provedores focarem os seus esforços na captação de novos clientes, deixando os antigos de lado. 

Mais do que pensar em estratégias para atrair pessoas novas para a empresa, pense também em como manter as que você já tem na sua cartela. Oferecer novos bônus, pontos por tempo de casa, gigas ou megas extras por pagamentos sempre em dia e até alguns prêmios offline são uma boa ideia. 

Os programas de fidelidade servem tanto para incentivar o cliente a economizar aproveitando descontos em cinemas, restaurantes e outras atividades de entretenimento, quanto para oferecer descontos progressivos para planos maiores que o que ele tem atualmente. 

4. Ouça o seu cliente

É claro que nenhuma das dicas acima faz sentido se você não prestar atenção ao feedback que recebe dos seus clientes. É por isso que fazer uma pesquisa de satisfação periódica é essencial. 

Ficando atento ao resultado dessas pesquisas e nos feedbacks que você recebe no dia a dia, você vai saber quais melhorias precisam ser feitas. Isso não só melhora o seu serviço como um todo, como também mostra que você valoriza os clientes que têm e considera, de verdade, o que eles estão dizendo. 

Esteja atento também à pesquisas de qualidade do mercado. Elas também indicam como os seus clientes estão percebendo a qualidade do seu serviço. Um exemplo é o Prêmio de Melhor Provedor de Internet feita pelo site Melhor Plano em parceria com o Minha Conexão, que elegeu os melhores provedores de banda larga em cada cidade com base na velocidade de internet e satisfação dos usuários.