O Marketing Boca a Boca é, sem nenhuma dúvida, uma das estratégias de marketing mais eficientes para qualquer tipo de negócio que deseja conquistar o mercado, afinal, nós temos o hábito de indicar por natureza e os números não deixam mentir que, como clientes, somos excelentes vendedores. Mark Zuckerberg mesmo já dizia: “Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo”.

Observe que antes de qualquer estratégia de marketing, os seus clientes são os maiores responsáveis por influenciar o sucesso do seu negócio, afinal, são estes mesmos clientes responsáveis por fazer com que as vendas continuem acontecendo. Todo mundo, inclusive você, já comprou algo influenciado pela indicação de um amigo nas redes sociais ou mesmo de um familiar.

Não importa de onde venha este cliente, uma vez que ele é impactado por uma indicação, ele vai criar a curiosidade de ao menos descobrir do que o seu amigo ou parente está falando. A indicação gera confiança, e a confiança – como dito aqui várias vezes – é a base para qualquer empresa que deseja construir um relacionamento com o seu cliente.

Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda. E 68% dos consumidores confiam em recomendações e avaliações on-line, número que cresceu mais de 10% desde 2007, fazendo com que a avaliação on-line seja a terceira maior fonte de confiança na hora de comprar.

É certo que um cliente satisfeito com o produto ou serviço adquirido tem um poder de influência muito maior do que qualquer anúncio no horário nobre da Globo, pelo fato de que temos muito mais confiança na opinião de pessoas que conhecemos. Segundo uma segunda pesquisa realizada pela Nielsen, 84% dos consumidores acreditam que a indicação e recomendação de amigos e familiares é a melhor e mais confiável fonte de informações quando se trata de um produto ou serviço.

As redes sociais impulsionando o marketing boca a boca

Com as redes sociais ganhando cada vez mais importância na vida dos consumidores, criou-se uma oportunidade para que as marcas criem uma relação cada vez mais pessoal com o seu público de uma forma bem mais eficiente e com baixo custo. Uma vez que o cliente consegue perceber que aquela determinada empresa compartilha dos seus valores, a chance de uma fidelização acontecer é muito maior.

De acordo com o BzzAgent, os defensores da marca são 83% mais propensos a compartilhar informações sobre um produto do que os usuários típicos da web e tem 50% mais chances de influenciar uma compra.

Da mesma forma que as redes sociais aproximaram ainda mais as marcas dos seus clientes, elas também aproximam pessoas de pessoas, o que apenas fortaleceu o impacto que o boca a boca tem na decisão de compra de um possível cliente da sua empresa – o que pode ser ótimo ou um verdadeiro desastre se não for muito bem administrado e monitorado pela empresa.

Atenção redobrada aos relacionamentos malsucedidos

Anos atrás, o único canal de reclamação que um cliente tinha com a empresa era o atendimento do SAC. Porém, com todas as mudanças que a tecnologia proporcionou ao mercado consumidor, hoje existem diversas maneiras e meios aos quais um consumidor insatisfeito pode recorrer para expressar sua frustração com a empresa.

Redes sociais e sites como o Reclame Aqui se tornaram bem eficientes quando se tratam de dar voz às experiências negativas vividas pelos consumidores. Com isso, muitas empresas começaram a monitorar constantemente o que era dito sobre elas na internet e tomar providências para gerir da melhor maneira possível relacionamentos malsucedidos não impactem nos seus outros clientes.

Benefícios que o boca a boca pode trazer para o seu negócio

Infelizmente o marketing boca a boca não é exatamente algo que pode ser controlado. A maior parte do que é dito pelo seu consumidor, seja online ou não, é feito por pessoas que você não sabe quem são, mas isso não significa que você não possa criar estratégias para direcionar o que as pessoas irão dizer sobre você. O relacionamento com o cliente começa quando você influencia os seus clientes se sentirem de uma determinada maneira a seu respeito.

Diante de todas as informações que impactam os consumidores diariamente, é certo dizer que eles estão mais abertos a ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre um produto ou serviço. Sendo assim, existe espaço para que você se comunique com o seu público de forma eficiente e crie um relacionamento com ele desde o seu primeiro contato com a sua empresa.

Com todo o potencial de venda já criado por um bom posicionamento de marca e, através do marketing boca a boca, as chances de converter aquele possível cliente, em um cliente real se tornam ainda maiores. Afinal, se aquele consumidor já cogita a possibilidade de adquirir o seu produto ou serviço, uma vez que ele se depara com a indicação de um amigo, a decisão de compra é tomada mais rapidamente.

O Rede Parcerias como um influenciador do marketing boca a boca.

O Rede Parcerias é um programa de clube de vantagens que chega ao mercado como um grande diferencial para empresas que buscam potencializar o seu relacionamento com o cliente. Através de uma plataforma personalizável e funcionalidades que permitem conhecer melhor o seu cliente e antecipar suas necessidades.   

Investindo em um clube de vantagens que oferece até 60% de desconto em grandes marcas do mercado, você entrega confiança para aqueles que estão tendo um primeiro contato com o seu negócio, além de se destacar da concorrência por oferecer um diferencial que vai muito além da compra, você faz com que o cliente enxergue muito mais valor no que foi adquirido, influenciando na opinião positiva sobre o seu negócio e fazendo com que ele compartilhe essa experiência diferenciada com as pessoas próximas à ele.