Com muito mais interação e diálogo, os novos canais de comunicação permitem que os próprios consumidores influenciem na compra de um determinado produto ou serviço ao compartilhar nas redes sociais suas experiências.

Em um momento dominado pela tecnologia, é quase mandatório perceber que o marketing de relacionamento vai muito além de oferecer um bom atendimento e suporte ao seu cliente.

Ao contrário da mídia tradicional, que vem encontrando cada vez mais desafios para prender a atenção do consumidor, o marketing de relacionamento prioriza ações voltadas para os clientes já conquistados, desenvolvendo seu relacionamento com o mesmo e deixando as estratégias de venda voltadas para a conquista de novos possíveis clientes.

Mas a verdade é que os conceitos dessa nova estratégia podem ir muito além de apenas estabelecer um relacionamento com o cliente.

Embora muitas empresas acreditem que o marketing de relacionamento nada tenha a ver com a captação de novos clientes no mercado, os princípios da estratégia podem ser aplicados na jornada de conquista de um novo cliente para o seu negócio.

Imagine que quando um novo cliente entra no topo do seu funil de vendas, é preciso fazer com que o mesmo confie em você para que ele possa avançar dentro desse funil, não é mesmo? Como já falamos aqui diversas vezes, não existe confiança se não existir um relacionamento, não importa se você está no começo ou se já tem uma base de clientes.

É neste ponto que as suas estratégias de marketing de relacionamento entram em prática para criar uma conexão entre o seu público-alvo e a sua marca, aumentando a divulgação boca a boca e reforçando a presença da sua empresa no mercado tanto para os clientes já conquistados, quanto para os novos.

Tenha sempre em mente que no mercado atual, o cliente quer enxergar valor dentro do produto ou serviço que ele está prestes a adquirir e essa é a principal proposta de uma estratégia de marketing de relacionamento. Invista em diferenciais para o seu negócio, faça com que os novos clientes, assim como os antigos, percebam que você está engajado em ir muito além da sua proposta inicial.

Os clubes de vantagens têm sido uma grande aposta para negócios que investem em relacionamento não só para fidelizar os clientes já conquistados, mas também para transformar seu público-alvo em clientes fiéis, entregando benefícios exclusivos em produtos e serviços que ele não encontraria com o concorrente.