Com foco em criar e manter um relacionamento entre a empresa e o cliente, o marketing de relacionamento é a principal estratégia para negócios que desejam se destacar entre os principais nomes do mercado.

Quando falamos dessa estratégia tão popular, é comum que pequenos e médios negócios acreditem que esse tipo de investimento não seja adequado para sua empresa, seja porque o seu público acaba sendo um nicho muito específico ou porque ele não acredita que relacionamento seja a solução para alavancar o seu negócio – o que é um grande equívoco.

De acordo com Adriano Nodari, consultor empresarial, uma estratégia de marketing de relacionamento acontece sempre que o seu negócio interage com o cliente em algum nível, seja através do seu SAC ou por um post nas redes sociais.

Levando isto em consideração, por mínima que seja esta interação, nasce uma oportunidade de posicionamento diferenciado para o seu negócio. Aqui estão alguns exemplos:

Pesquisas de Satisfação

A pesquisa de satisfação é um elemento do marketing de relacionamento que proporciona uma visão clara das principais necessidades do seu público, além de ser uma excelente ferramenta para te ajudar a traçar um perfil mais segmentado de quem são os seus clientes e quais são os seus hábitos.

A partir desta pesquisa, você consegue definir melhor as estratégias a serem implantadas, definindo melhor os canais de comunicação com os seus clientes e criando uma imagem positiva, onde o seu cliente percebe que você está mais do que interessado no que ele tem a dizer.

Promova sua marca e seus produtos

Pequenos eventos podem ser uma oportunidade de relacionamento incrível para pequenos e médios negócios que ainda não sabem como explorar as oportunidades do marketing de relacionamento.

Pense em algo que possa proporcionar uma experiencia diferenciada do consumidor com o produto e serviço oferecido. Todos os detalhes são importantes para que o seu cliente entenda cada vez mais sobre o seu produto e se conecte ainda mais com o seu negócio.

O relacionamento com o cliente começa antes da venda

Tenha em mente que o seu cliente quer se sentir especial e único para o seu negócio. Sendo assim, é possível aplicar algumas estratégias de baixo custo para fazer com que isso aconteça, como por exemplo, ter um site moderno, investir em um clube de vantagens e conteúdos que gerem maior engajamento do seu público.

O relacionamento com o seu cliente começa muito antes da venda acontecer, por isso esteja atento as suas necessidades e mostre-se sempre disposto a ouvi-lo.