As mudanças do mercado consumidor trazem diversas oportunidades assim como desafios. Por um lado, o número de pessoas dispostas a comprar aumentou, mas também trouxe um aumento considerável naquelas dispostas a vender.

É verdade que, quanto mais novos negócios temos no mercado, maior é a oferta de produtos, mas a diferença entre eles é pouca ou quase nula.

Em uma pesquisa feita pela Bain & Company, 80% das 362 empresas participantes acreditam estar oferecendo a seus clientes uma experiência superior na entrega de seus produtos e serviços. O equívoco deste pensamento vem quando a pesquisa também revela que apenas 8% dos clientes dessas empresas acreditam estar recebendo algo diferenciado.

Analisando os dados com outros olhos, percebemos que o relacionamento dessas empresas com o seu público é bastante problemático, já que elas propõem o que acreditam ser do interesse do seu consumidor e não o que o consumidor realmente deseja.

Estar por dentro das necessidades do seu público não é uma tarefa fácil, ainda mais se a sua empresa não mantém um diálogo frequente com o seu público. Nesta mesma pesquisa, a Bain & Company também percebeu que os 8% de clientes que percebem valor as empresas analisadas, são seus clientes mais lucrativos, aqueles que recebem, de alguma forma, um tratamento especial.

Além de entregar um atendimento personalizado, as empresas investiam em marketing de relacionamento não só para garantir uma nova compra, mas também que esses clientes recomendassem a empresa para os seus amigos. Elas não só estavam oferecendo uma experiência diferenciada, mas também estavam conquistando a fidelização.

Quando uma empresa resolve criar um verdadeiro relacionamento com a sua base de clientes, indo muito além da relação no momento da venda, é possível absorver informações valiosas sobre o perfil de clientes que está sendo impactado e traçar a sua persona ideal.

Com essas informações em mãos, a empresa consegue segmentar todos os seus esforços para um nicho com características semelhantes a este público, aumentando consideravelmente as suas chances de captar novos clientes para o negócio.

Por esse motivo, é importante ter a visão de que o marketing de relacionamento não é utilizado apenas como uma estratégia de fidelização ou de retenção de clientes, mas também um caminho para transformar aquele possível cliente em um consumidor ativo dos seus produtos e serviços.

Tenha em mente que o consumidor atual não considera mais apenas o valor do produto na sua decisão de compra. Na verdade, em alguns casos, ele até aceita pagar um pouco a mais para garantir um diferencial que ele considere vantajoso. Por isso, é importante que a sua empresa vá além de um bom preço ou um bom produto/serviço e busque oferecer uma experiência diferenciada, que não entregue apenas um bom relacionamento, mas que também faça com que o seu cliente enxergue valor no que está sendo adquirido.

O Rede Parcerias como o diferencial do seu negócio

O Rede Parcerias é um programa de clube de vantagens desenvolvido para potencializar o seu relacionamento com o cliente, o que vai muito além de oferecer boas parcerias e benefícios em uma plataforma totalmente online e personalizável. Para que o seu negócio possa atingir seus objetivos, esta ferramenta de relacionamento acompanha tudo o que você precisa para tornar a fidelização possível para a sua empresa.

Todos os meses a nossa equipe traz novas parcerias para o seu clube de vantagens e você pode controlar os seus benefícios e usuários através da nossa plataforma, gerenciando o acesso dos usuários e as ofertas que são mais interessantes para o seu público. Mas o que torna o Rede Parcerias um diferencial quando se trata de relacionamento, é todo o suporte oferecido para que o seu cliente esteja sempre atualizado das novidades do seu clube de vantagens e, mais importante, cada vez mais próximo da sua empresa.