Toda boa estratégia de relacionamento começa quando se constrói um banco de informações sobre o seu cliente, observando como ele se comporta e entendendo quais são as suas principais necessidades e expectativas em relação ao seu negócio.

Com uma visão ampla de quem é esse cliente e o que ele espera, não importando qual seja o tamanho do seu negócio, é possível dar os primeiros passos para definir uma estratégia e estreitar o relacionamento.

Um dos principais mantras do marketing de relacionamento é fazer com que o seu cliente enxergue valor no produto ou serviço adquirido. Quanto maior o valor entregue ao cliente, mais próximo se torna o relacionamento com ele, aumentando as suas chances de fidelizá-lo.

Para te ajudar a colocar o relacionamento com o cliente na prática, aqui vão algumas dicas que podem ser aplicadas ao seu negócio:

Priorize as necessidades do seu cliente

Embora pareça algo muito óbvio, muitas empresas deixam de lado o que o cliente realmente precisa para oferecer o que eles acreditam que o cliente precisa. É um erro muito comum de negócios cujo foco é aumentar as vendas sem se preocupar com a experiência do cliente

Quando se trata de investir em relacionamento, é muito importante que o seu cliente perceba que você não está interessado apenas na venda do seu produto/serviço, mas sim de atender às suas necessidades, mesmo que a consequência disso seja essa venda não acontecer num primeiro momento.

Esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas

É importante que seu site tenha uma coluna de FAQ com os principais questionamentos sobre o serviço oferecido, respondidos de forma clara e objetiva para que o seu cliente consiga sanar todas as suas dúvidas sobre o que está sendo adquirido.

Outra estratégia que funciona muito bem, é disponibilizar um chat na sua página de vendas, ou menos na página inicial do seu site, se colocando à disposição para esclarecer eventuais dúvidas que ele possa ter, enquanto navega pelas informações.

Sempre mantenha contato com o seu cliente

Esteja em constante diálogo com seu cliente, seja através de um e-mail apresentando as novidades do seu produto ou divulgando benefícios imperdíveis que ele só encontrará através do seu clube de vantagens.

O contato com o cliente precisa acontecer independe do seu interesse de compra para mostrar que existe um interesse pessoal de relacionamento que vai muito além de uma transação comercial. Uma vez que o cliente esteja aberto ao diálogo, fica ainda mais fácil dar o próximo passo para a fidelização.

O contato pós-venda é muito importante

É muito comum ver empresas que desaparecem do dia a dia do cliente uma vez que ele contrata o seu serviço ou adquirir seu produto.

Se você está buscando fidelizar os seus clientes, é importante fazer um acompanhamento de pós-venda, entender as dificuldades ou outras necessidades que surgiram para o cliente ao longo do seu primeiro contato com o produto.

Uma outra estratégia muito utilizada é o disparo de e-mail com algumas outras sugestões de produtos que ele talvez possa se interessar, promoções exclusivas ou mesmo uma atualização das novidades implantadas no produto que podem ser do interesse daquele cliente.

Tenha sempre em mente que uma boa estratégia de marketing de relacionamento sempre pede uma interação mais humana com o cliente. É muito importante que ele perceba que por trás daquela transação comercial existem pessoas preocupadas com as suas necessidades e dispostas a solucionar problemas.

Em uma era digital, não podemos esquecer que o contato pessoal é cada vez mais importante. Pensando nisso, o Rede Parcerias desenvolveu um programa de clube de vantagens com todas as ferramentas que você precisa para estar cada vez mais próximo do seu cliente. No nosso eBook, Como aumentar o valor e a retenção do seu negócio com um clube de vantagens, explicamos em detalhes como essa estratégia pode impactar no seu negócio de forma positiva.